sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz Ano 2012

Votos de um Feliz Ano Novo a todos os que passam por este espaço. Que o novo ano traga esperança e força para enfrentar a crise.

Beijinhos
*mara*

p.s - já pensaram nas vossas resoluções de ano novo?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vogue com fotografia polémica



A fotográfia tem a assinatura de Steven Meisel e mostra a modelo adolescente, Karlie Kloss de 19 anos, numa pose com uma torção exagerada da cintura que evidencia a figura magra da modelo. O look fica completo com com um casaco justo de cabedal e uns mini calções de ganga.

A foto causou polémica ao ser usada em blogs e sites pro-Ana (a favor da anoréxia) onde é utilizada como "thinspiration" expressão que pode ser traduzida por inspiração magra.
O trabalho foi realizado para a mais recente edição da revista Vogue Italiana e marcou o ponto alto da carreira da jovem modelo, que viu a sua carreira catapultada com a contorvérsia em torno da foto.
A industria da moda mostrou-se algo chocada pela associação do título "Thinspiration" à foto de Karlie o que levou a Vogue Itália a retirar a imagem do seu site.

Lynn S Grefe, presidente e CEO da National Eating Disorders Association, em declarações ao Fashionista.com comenta a retirada da foto do site da Vogue "acho que é fantástico a Vogue Itália tê-lo feito. Se eles reconheceram que era uma má imagem, que estava a ter um mau efeito... Só lamento que a tenham usado para começar, mas ainda bem para eles que a tiraram".

A Anorexia e a Moda

Já aqui falamos anteriormente da anorexia e bulimia mas dada a dimensão da doença principalmente entre as adolescentes convém relembrar.


O conceito de beleza actual está fortemente deturpado por estilistas homossexuais que procuram a todo o custo convencer o mundo de que o ideal de beleza feminina está num corpo andrógeno a fazer lembrar um rapazinho no início da puberdade. Os corpos curvilíneos, símbolo da fertilidade feminina foram gradualmente substituídos por modelos escanzeladas, na grande maioria dos casos menores de idade.
Algo está muito mal (acho mesmo que é crime) quando os gurus da moda passam a mensagem que o que é belo e sexy está no corpo de uma rapariga de 15 anos, como é o caso de Julia Schneider ultima vencedora do prestigiado concurso Elite Model Look.

É este o exemplo que pretendem dar aos milhões de adolescentes que seguem o mundo da moda e sonha poder estar a altura desse ideal de perfeição? Quando é que outras passerelles vão seguir o exemplo da Cibeles e estabelecer um IMC mínimo? Quantas mais modelos precisam morrer para que finalmente as agências de moda e as grandes marcas sejam responsabilizadas? Quantos mais testemunhos de vítimas da anorexia são precisos?

Ali Lohan parece ser a mais recente vítima. A jovem de 19 anos perdeu o ar saudável e o corpo atlético de outros tempos, hoje, a sua pele é acinzentada e sem brilho e o corpo apresenta alguma desproporcionalidade dos membros e um aspecto cadavérico a fazer lembrar a pior fase da irmã Lindsay Lohan.








Outro exemplo flagrante é o facto do modelo masculino Andrej Pejic, conhecido pelas suas feições andrógenas, integrar a lista das mulheres mais sexy do mundo, aparecendo do n.98 do ranking da revista FHM!


p.s – não pretendo de alguma forma ofender os homossexuais mas apenas alerta para as escolhas de estilistas como John Galiano e Jean Paul Gautier entre tantos outros.