sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O que é a Felicidade?

O que é e o que define a felicidade?
Já alguma vez pensaram sobre isto? Existem imensas músicas, filmes e livros que abordam o tema. As frases feitas mais conhecidas dizem coisas como "A felicidade só é real quando é partilhada"ou "A felicidade não é um destino mas sim um modo de vida", "A felicidade é escolher ser feliz".

Para mim  a felicidade está nas mais pequenas coisas e manifesta-se quando menos esperamos. 
Pode ser um copo de vinho partilhado ao por-do-sol, o miar de puro mimo acompanhado de um alongamento de patas, como só os gatos conseguem fazer, quando chego a casa e o bichano ouve a minha voz, uma lambidela e patinha no joelho quando o cão nota que estou triste. 
São pequenos gesto que enchem o coração de alegria e acalmam a inquietação da alma, não será também esta a definição de felicidade? 

Esta manhã a caminho do trabalho, cruzo-me com rostos anónimos e outros que já conheço com a familiaridade que uma rotina partilhada permite. São estes 10 minutos de pausa e caminhada do estacionamento ao escritório que permitem muitas vezes organizar as ideias ou simplesmente desfrutar da paisagem. Confesso que sou uma privilegiada, pois em dias como o de hoje o caminho é emoldurado por um mar calmo e reluzente e um dia de sol ainda quente para a época. Faço a avenida a passo lento o suficiente para aproveitar a paz de um novo dia. Os latidos de um cão a brincar junto à linha de água desperta a minha atenção e a de outros que por ali caminham. Persegues as gaivotas, que voam para mais perto do mar. O dono observa à poucos metros de distância enquanto conversa com um amigo. O cão continua alheio a tudo, feliz na sua perseguição e não se faz rogado e entra no mar cheio de convicção. chapinha e agita as águas tranquilas desta manhã de Outubro, as gaivotas voam para longe. Sai molhado e feliz, corre em direcção ao dono, que está visivelmente menos contente com esta aventura aquática, onde vem sacudir a água com vigor. Saltita confiante. 
Olho em volta e vejo outras pessoas que tal como eu pararam para observar a cena. Em comum temos um sorriso no rosto e uma pausa no ritmo acelerado que nos leva ao trabalho. Cruzo o olhar com algumas pessoas e desfrutados mais um pouco deste momento de felicidade partilhada, antes de voltar a seguir caminho.

E agora percebo a expressão sobre a felicidade partilhada e como um cão desconhecido tem a capacidade de mudar a minha atitude pela manhã :)

p.s - hoje o meu Facebook estava povoado de felicidade, aqui estão dois exemplos:


Para uma amiga que decidiu estudar num outro país a felicidade é tão somente "acordar num novo país"




Sem comentários:

Enviar um comentário