segunda-feira, 11 de julho de 2016

PORTUGAL Campeão Europeu de Futebol 2016

Cumpriu-se o sonho, cumpriu-se Portugal!


A Final do Euro 2016 ficou marcada pelo sangue, suor e lágrimas dos jogadores (guerreiros) lusos. Ronaldo sonhou, e um país inteiro sonhou e esteve com ele de alma e coração, 11 milhões e mais uns quantos espalhados por esse mundo fora.


Sentimos a dor do capitão quando foi atingido de forma tão cobarde por Payet, uma entrada dura que nem uma falta mereceu do arbitro, que tantas vezes olhou para o lado e deixou o cartão no bolso. Cristiano Ronaldo chorou, tentou, levantou e correu a pé coxinho. Voltou a cair e era notório o esgar de dor no seu rosto.
Foram 120 minutos de luta e perseverança, podia destacar a frieza de Rui Patrício que foi enorme entre os postes e voo para defender a baliza, ou a garra de Pepe, mas na verdade foram todos enormes. Éder no início do Europeu respondeu a um jornalista que seria ele o melhor marcador do Europeu, o jornalista como tantos de nós rio desse seu comentário arrojado. Ontem quando o vi entrar em jogo lembrei-me desse momento e pensei "Se o Éder marca o golo da vitória é mesmo o melhor marcador do Euro 2016!". Juntei a família num mantra/oração de fé e esperança "O Éder vai marcar", dissemos em conjunto, se o Ronaldo acredita, porque não podemos nos contrariar o fado português e vencer?
Éder marcou e ficou na história dos gloriosos 23 de Fernando Santos.
Obrigada Selecção! Hoje somos um país pequenino mas de peito cheio de orgulho e de cabeça levantada. Obrigada Portugal!


Abaixo fica um resumo do jogo com as imagens que marcaram esta final.








sexta-feira, 8 de julho de 2016

Mobbing, o fenómeno do bullying no trabalho


Esta semana li o texto "A parábola da demissão da formiga desmotivada" o autor original é desconhecido mas podem ler aqui.
O texto começa com "Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz." Hora tamanha dedicação levanta suspeitas quanto à real motivação da formiga e começa uma perseguição, disfarçada de supervisão de chefias que resultam na demissão da pobre formiga. 

Ainda que humorístico este texto alerta para uma problema cada vez mais frequente no meio profissional, onde a competitividade e afirmação pessoal muitas vezes resultam em ambientes de trabalho condicionados. Se o "Fenómeno" Bullying já é amplamente abordado o Mobbing (bullying no local de trabalho) é ainda algo desvalorizado.