segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A teoria dos 10 segundos

















Já ouviram falar na teoria segundo a qual se apanharem algo comestível que deixaram cair ao chão dentro de 10 segundos, não há problema de contaminação por bactérias?
Aplicam essa regra? Acham-na um disparate? Gostariam de saber mais?
Na verdade esta teoria tem um fundamento científico! E foram realizados testes com vários tipos de alimentos. As conclusões retiradas foram: há alimentos que são seguros apanhar até aos 10 segundos, outros até aos 5 e outros até aos 3, sendo este o número mais fiável. Os melhores alimentos para cair ao chão são os processados e com pouca água.
Se ainda estão um pouco reticentes com o assunto leiam esta brilhante explicação do Vanderlei:
"A explicação científica para este fato leva em consideração ainda outro fenómeno. Supondo que um meteoro arrasa-quarteirão caia na Terra, é natural que as pessoas o vejam no céu e corram para longe do seu ponto de impacto. Apenas DEPOIS que o meteoro caiu é que as pessoas, curiosas que são, irão aproximar-se novamente para observar.
De maneira análoga, comportam-se as bactérias. Afinal, a pipoca que cai está para as bactérias assim como o meteoro está para os humanos. E da mesma maneira, a bactéria tem medo de ser esmagada, vê a bola negra se aproximando e corre para longe. As que ficarem ali, desapercebidas ou lerdas, são esmagadas! As outras, só depois de perceberem que na verdade o meteoro é COMIDA é que vão ao seu encontro, sobrando aí esse meio-tempo, os 10 segundos."
 Perceberam agora? Pronto, em tempos de crise todas as formas de aproveitamento são bem-vindas! Acho eu...

1 comentário:

  1. HAHAHAHAHA!
    Por uns momentos pensei "é quase como eu, eu também, como uma bactéria, sou muito curiosa com a comida." hahahaha

    ResponderEliminar