quarta-feira, 15 de abril de 2009

As melhores desculpas para recusar um envolvimento/encontro diplomaticamente

Provavelmente também já vos aconteceu…

Sai à noite com os amigos e há alguém interessado, que sabe que está solteira e tecnicamente disponível. Os “amigos” ajudam no arranjinho, mas você continua a não estar interessada/o…

O que dizer? Que desculpas usar? Como não estragar a noite dessa pessoa e a sua

A verdade é que pelo simples facto de estar só não precisa necessariamente de ficar com alguém… Confuso!? Talvez um pouco…

A sinceridade nem sempre é a melhor arma!

Uma resposta do tipo “Gosto de estar só” invalida qualquer outra tentativa de engate na noite, por isso é uma desculpa a descartar.

Rejeitar um possível apaixonado diplomaticamente é uma técnica que requer mestria, frieza e uma boa dose de tacto.

Dizer simplesmente “Eu não estou minimamente interessada/o” pode ser o mais sincero mas revela pouco tacto e depois além de estragar o ambiente ainda tem que levar com o amuo e inevitável peso de consciência.

Dicas:

Pode tentar evitar a pessoa, dançando com outras, falando da mesma forma com todos os elementos do grupo, não rejeitando conversar com um estranho/a, em suma agindo como normalmente faz.

Se o apaixonado em questão tentar abordar o tema namoro pode:

A. Fugir a 7 pés; LOL
B. Fingir que não está a entender;
C. Mudar de assunto;
D. Desculpar-se educadamente e ir até ao bar.

Evite ficar a sós com a pessoa e recuse o beijo fazendo-se de desentendida… Coragem, não é assim tão difícil.

Quando não há por onde fungir...

A - diga que não quer se envolver agora…
B - que gosta muito como amigo/a…
C - que nesta noite só quer mesmo é se divertir, dançar até cair… Sorria e seja simpático/a… diga que é melhor conversarem outro dia e num outro ambiente…

Lógico que vai estragar a noite dessa pessoa, principalmente se o interesse for sério! Mas ela sobrevive… Fica também mais fácil perceber que não está interessado/a e quanto aos amigos uma conversa franca pode ajudar a diminuir os arranjinhos futuros.

A questão ética/moral:

Depois de rejeitar alguém, se for simpático e educado, e principalmente se tiver o mínimo de consideração por essa pessoa, não vai se envolver com outra pessoa nessa mesma noite.
Caso a ocasião se proporcione mesmo (para quê também estragar a sua noite), procure ser o mais discreto possível e há uma remota possibilidade de não estar a ser observado/a quando fizer a retirada estratégica…

Outras desculpas comuns são:

“Acho que nos devíamos conhecer melhor…”
“Desculpa mas estou a sair com alguém…”
“Olha gosto muito de ti mas como amigo/a, se tiver que acontecer algo tem que ser naturalmente… não assim”
“Não gosto de me sentir pressionado/a…”

A célebre frase “mais vale magoar com a verdade do que iludir com a mentira” na prática é muito pouco diplomática. O simples “Não estou interessado!” trará mais perguntas com as quais não quer lidar.

Boa sorte :)

Mara

p.s – a diplomacia só se aplica a conhecidos ou membros de um mesmo grupo de amigos, para os engates da noite um simples NÃO normalmente é suficiente.
p.s. 2 – Se por acaso recusei sair contigo, claro que não foi um destes casos :P

Sem comentários:

Enviar um comentário