quarta-feira, 22 de maio de 2013

Quem já foi a um endireita???




Este tema é bastante controverso e eu própria encaro esta actividade com alguma desconfiança. Quem me dera não ser tão céptica e ser mais crente mas não consigo… Mas já se sabe, quando uma pessoa está mal e não vê soluções, arrisca tudo…
O diagnóstico dado pelo médico é que tenho as rótulas desviadas e só com operação é possível resolver. Como queria evitar a operação, decidi consultar mais profissionais para ver outras opiniões e acabei por ir a um “endireita/massagista”.
Claro que fui ao engano… Pensava eu que ia a um fisiatra ou vá, a um fisioterapeuta na companhia de um casal amigo dos meus pais que diziam maravilhas do senhor…
Começo a desconfiar quando vejo que estamos a entrar numa aldeola com animais a pastar e campos verdejantes e o característico cheiro a estrume…

Paramos numa casa pequena e velha. Entramos… Um cheiro esquisito, uma sala fria e umas cadeiras de esplanada improvisam uma sala de espera… Dizem-me os amigos que me acompanham que agora só funciona por marcações e não terei que esperar muito, porque antigamente para serem atendidas, as pessoas tinham que aguardar a sua vez o que podia levar a um dia inteiro de espera… Ok…
Uma senhora entra à minha frente… Ouço gritos… -Fuck, a seguir sou eu! Mais uns gritos de sofrimento e passados uns instantes saem os dois, o “médico” e a paciente com um sorriso cúmplice. A paciente com um sorriso de alívio e o “médico” com a expressão de dever cumprido.
É a minha vez…
Entro numa sala simples, apenas com uma maca, duas cadeiras de esplanada e um armário onde está um secador de cabelos, pomadas e ligaduras.
Lá explico o meu problema e mostro os exames que são vistos com cara de troça e cepticismo.
Pergunta-me se tive um crescimento rápido, pergunta onde dói, enquanto me vai apalpando e diz-me que o meu problema não é nas rótulas mas sim no “encaixe” do osso de cima da perna no de baixo… Não preciso nada de ser operada, ele vai pôr-me no lugar!
-Onde vim meter-me?- penso eu. Mas deixo que as coisas decorram.
Ok, está a doer e não é pouco! Berro como uma pequena cabrita enquanto sou obrigada a fazer todos os movimentos que andei a evitar este último mês… No entanto, no final já não me custa fazer os movimentos. Parece que algo desbloqueou. Muita pomada (não sei de quê), aplicada com auxílio de ar quente do  secador de cabelos. A seguir liga-me os joelhos e diz-me que devo manter assim por 3 dias, ao fim dos quais devo retirar e aplicar água com sal grosso.
Devo ir lá daqui a 4 dias para continuar o “tratamento” e diz que vou notar grande diferença e que vou ficar muito melhor…
Até agora não me posso queixar, de facto acho que ando melhor mas estou dorida nos sítios onde ele me torturou…
Continuo na dúvida se devo ou não seguir esta “terapêutica”, se assim podemos chamar…
Quem lá vai, diz que o senhor é um autêntico milagreiro, que já curou imensa gente e que até médicos lá vão…
Não sei o que pensar, nem sei se o senhor terá alguma formação…
A ver vamos…
E vocês, já foram a algum “endireita”? :p

4 comentários:

  1. Boa noite.
    Desde os meus 8 anos até agora (e já tenho 40) faço uma visitinha ao endireita quando torço o tornozelo. Já foram tantas as vezes que lá fui que já perdi a conta. Não é agradável, mas é um milagre. Hoje cá estou eu com mais uma entorce e estou a planear lá ir amanhã... mas estou cheia de medo! Como sempre... mas prefiro os 2 a 3 minutos de angústia a vários meses de recuperação, e operação e outras coisas mais. Quando lá fui pela primeira vez o sr. pôs as mãos à cabeça e disse à minha mãe que se não tivesse lá ido eu teria ficado aleijada para o resto da vida porque o osso estava a crescer torto (fui lá quase um mês depois da entorce). O bom é ir o quanto antes, porque é mais fácil por tudo no lugar. A recuperação costuma xser rápida, cerca de uma semana. Saio sempre de lá com o pé no chão, dorido mas com tudo no lugar...

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Gostaria de ir a esse endireita. será que poderia dar-me o nome e o contato, dele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, preferia enviar-lhe o contacto e privado. Pode deixar o seu e-mail? Obrigada.

      Eliminar
  3. Eu conheço um em Lisboa e dei-me bem! http://endireitadelisboa.blogspot.com

    ResponderEliminar