sexta-feira, 8 de julho de 2016

Mobbing, o fenómeno do bullying no trabalho


Esta semana li o texto "A parábola da demissão da formiga desmotivada" o autor original é desconhecido mas podem ler aqui.
O texto começa com "Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz." Hora tamanha dedicação levanta suspeitas quanto à real motivação da formiga e começa uma perseguição, disfarçada de supervisão de chefias que resultam na demissão da pobre formiga. 

Ainda que humorístico este texto alerta para uma problema cada vez mais frequente no meio profissional, onde a competitividade e afirmação pessoal muitas vezes resultam em ambientes de trabalho condicionados. Se o "Fenómeno" Bullying já é amplamente abordado o Mobbing (bullying no local de trabalho) é ainda algo desvalorizado. 
Existem vários tipos de Mobbing, "... desde a destruição propositada das condições de trabalho, com o boicote ao ambiente, por exemplo, até ao isolamento do trabalhador e à recusa de comunicação, como se uma das partes decidisse amuar, esquecendo as responsabilidades profissionais e sobrepondo considerações pessoais. Também se incluem nos diferentes tipos de Mobbing os atentados à dignidade das pessoas-alvo, bem como as formas mais óbvias, que passam pela violência verbal, física ou sexual". Este comportamento pode ocorrer entre colegas mas é também frequente entre chefias e subordinados como forma de pressão e com beneficio da posição de poder.

A convivência prolongada com este tipo de pressão pode resulta em problemas físicos e mentais como o stress, perturbações do sono, ansiedade e levar à depressões, com a quebra da auto-estima e da auto-confiança.

As consequências podem ser imediatas com a desmotivação no local de trabalho e diminuição dos índices de produtividade.
Lembre-se que a união faz a força, por isso procure criar correntes de apoio entre colegas e conte com a ajuda de familiares e amigos para potenciar o seu fim de semana e esquecer os dissabores segunda a sexta.

Como dizia o Prof. Malheiro "Espírito Leve e Calmo".

Fontes: http://contasconnosco.pt/artigo/bullying-ou-mobbing-no-local-de-trabalho-o-que-fazer
 http://oinformador.blogspot.pt/2008/07/resistir-ao-mobbing-no-trabalho.html

Sem comentários:

Enviar um comentário