terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cotonetes nos ouvidos: sim ou não?



Pois bem... Posso imaginar a vossa cara de espanto ao lerem o título deste post. Parecerá um pouco ridículo e desadequado mas achei graça ás "descobertas" que fiz relativamente a este tema, se bem que de cada vez que enfio o dito cujo no ouvido, vivo uma reminiscência com a imagem da minha mãe a dizer-me para nunca na vida limpar os ouvidos com cotonete que posso ficar surda e que os olhos se coçam com os cotovelos, (quase como o ensinamento da "posição" para fazer xixi)... Mas prossigamos...
Apesar de todos os zunzuns que por aí se ouvem desde que não se deve porque podem ficar pedaços de algodão no ouvido (e então como sou muito esperta comecei a usar o cotonete molhado) até que é perigoso porque se está a empurrar a cera para dentro ( o que é efectivamente verdade) o certo é que nunca deixei de o fazer. Parece que é um vício. Sair do banho e ir logo a correr buscar um cotonete e começar o rodopio... :)
Nas minhas pesquisas encontrei um texto de Maria Falcão que descreve exactamente aquilo que penso e acabo por fazer. Aqui vai:
O ritual começa com a inocente e perfeitamente justificável higiene externa. "Vou limpar só a parte de fora pra tirar o excesso", é o que diz a maioria das pessoas. E é no pegar o cotonete para a dita limpeza superficial que reside o problema - quem já sentiu a sensação antes, não resiste. Quando menos se espera, está lá você, enterrando o tal no ouvido, quase em êxtase, dando 360 graus ininterruptos e pouco se importando com o tímpano ou mesmo com a cera!
Assim, a conclusão é:
NÃO LIMPAR OS OUVIDOS COM COTONETE!!!
Primeiro porque o ouvido já tem um mecanismo de auto-limpeza que empurra as células cutâneas mortas para fora. Segundo, porque o uso de cotonete pode causar um processo inflamatório que atinge a pele do canal auditivo externo, além de empurrar a cera para dentro, formando um tampão de cera. Esse tampão pode provocar uma sensação de eco ou até a perda temporária da audição. E terceiro, porque, ao contrário do que muitos pensam, a cera não é sujidade, funcionando na verdade como protecção. Está certo que não é nem um pouco agradável ficar com o ouvido sujo. Por isso, os especialistas aconselham que o ideal é limpá-lo após o banho com a ponta da toalha, só até onde o dedo alcançar - e esse dedo NÃO deve ser o mindinho!

2 comentários:

  1. Este texto não precisava de assinatura, nota-se perfeitamente o estilo da Tinana...

    ResponderEliminar
  2. é isso mesmo pessoal....nada de colocar cotonete no ouvido achando que ira resolver quaisquer problemas encontrados, no meu caso fui sem pensar nos danos que ele causa, e por isso estou a dois dias com dor e um pouco surdo, nunca usem o cotonete...rirsssssssssssssssssss!!!

    ResponderEliminar