quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Saltos Altos

Muito se pode dizer e escrever sobre uma peça chave do guarda-roupa feminino (se não é devia ser!) por isso porque não fazer a devida homenagem aos Sapatos de Salto Alto?

Se para o público masculino o nome pode (para alguns) lembrar um afamado site de acompanhantes e call-girls em Portugal – nem queria acreditar quando fiz a pesquisa no Google, é logo o 1º resultado! - para os mais inocentes é sinónimo de elegância, estatuto e algum sofrimento!

É mais do que sabido que a ideia de look perfeito para um encontro (do ponto de vista masculino) resume-se a uns jeans, top e os famosos sapatos de salto alto (as botas também se admitem dependendo da estação), basta ler uma qualquer edição da Cosmopolitan ou consultar os “especialistas” na matéria.

O que são umas dores nos pés se posso ganhar um par de centímetros extra e encolher uns quantos quilinhos – a ilusão óptica e um bom guarda-roupa fazem maravilhas pela moral de uma rapariga :)

Segundo a Wikipédia “Sapatos de salto alto (frequentemente abreviado como salto-alto ou apenas salto) é calçado que deixa o calcanhar da utilizadora significativamente mais elevado do que os dedos.”

A pesquisa no Google recuperou alguns resultados bem interessantes, ora vejam:

É sempre em cima dos meus saltos altos que olho para o mundo. Se nem sempre as coisas são à minha maneira, se nem sempre vejo o que quero, ao menos que esteja mais alta. Tento olhar altiva, com uma postura hiper-feminina. O som dos saltos enquanto caminho obrigam o mundo a olhar para mim e a rodar a cabeça enquanto passo... in Dos Meus Saltos Altos.

Fiz também algumas descobertas supreendentes!
Sabiam que:

"Toda mulher que seduzir um homem para que ele se case com ela, utilizando-se de sapatos de salto alto ou outros artifícios(...)será castigada com as penas de bruxaria"

Lei promulgada no séc. XV, pelo parlamento inglês. (sem comentários!)

E ainda que…

Os sindicatos britânicos aprovaram uma moção contra o uso obrigatório de saltos altos no trabalho. A proposta a favor de calçado mais prático condena as empresas que obrigam as funcionárias a trabalhar em cima de saltos com vários centímetros e que exigem que os mesmos façam parte da indumentária do dia-a-dia de trabalho. Os códigos de vestuário das relações públicas e das hospedeiras de bordo são os exemplos no centro da discussão.

Pois bem, o que muitos homens acham estranho, sim estou a falar do fascínio por sapatos -e por saltos altos em particular - que a grande maioria das mulheres tem, é algo que nos é incutido desde tenra idade, senão sigam o meu raciocínio, ora o Príncipe só descobre o amor ao lado da Cinderela porque encontra um sapato de cristal – de salto alto! É mais do que certo que, se a pobre coitada tivesse sido prendada pela bondosa fada madrinha com uns simples sapatinhos rasteiros, descia as escadas mais depressa, não perdia um sapato (provavelmente às custas de uma dolorosa entorse censurada pela Disney) e não conseguia mudar o destino. Seria para sempre uma pobre Gata Borralheira de sapatos confortáveis que lembraria com saudade o dia em que dançou com o príncipe (provavelmente nem isso).

É uma questão de atitude, de moral, de confiança e, em alguns casos, de puro fetiche!

Por último deixo um excerto da letra dos Azeitonas que ouvi hoje a caminho do trabalho e que motivou esta homenagem.

Quando passas a minha rua
Como um anjo que flutua
Os teus pés, nunca pisam o chão
E a cada passo teu
Sem saber, eu troco o meu
Como se pisasses o meu coração
E até as flores do jardim
Mudam de cor, ao ver-te assim
Eu já não posso mais conter
Esta ansiedade de te ver
Quem és tu...
Quem és tu...miúuuuda
Nesse sobressalto, desse salto alto
Quem és tu...miúuuuda
Que me atormentas, em câmara lenta
Quem és tu...miúuuuda
Miúda quem és...

Tragam-me uns Manolo ou uns Jimmy Choo e façam-me feliz! ;)

*m*

1 comentário: