quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Poupança em tempos de crise...



Que estamos em crise, não é novidade para niguém... Que até eu, estou a tentar poupar de alguma forma, se calhar já é! :)
Mas indo ao que interessa, quantos de nós, não pensaram já em poupar algum dinheiro, seja em electricidade, água ou até nas compras do dia-a-dia? Ao navegar pela internet encontrei vários sites, dos quais destaco o da "Dona de Casa Perfeita" que para além de dicas de poupança, dá também umas sugestões bem interessantes de arrumação e organização da casa.
Mas encontrei também um blog com um nome um pouco ameaçador (Cala-te e poupa!) que tem uma rúbrica "Truques de poupança dos leitores" onde as dicas já são exageradas e sinceramente um pouco ridículas. Com todo o respeito por quem o faz, não posso deixar de partilhar e comentar algumas.
Aqui vai:

As cascas de batata em vez de irem para o lixo, são lavadas e fritas (dão um bom snack)!
- No máximo dos máximos, entregar a algum pastor para alimentar os seus porquinhos!

As cápsulas da Nespresso, abro-as, limpo-as, volto a encher com café e tapo com folha de alumínio para voltar a colocar na máquina e tirar um café mais económico.
- Se comprou a Nespresso, provavelmente para ter café de qualidade, vai agora adulterá-lo dessa maneira?

As borras de café podem ser utilizadas como adubo ou até como um esfoliante e anti-celulitico!
- Como adubo ainda vá que não vá, como anti celulítico, explique como e adiro já, agora como exfoliante??? Por amor da Santa, só de me imaginar com a cara toda "borrada" não consigo parar de rir.

Na casa de banho, junto à cabine de duche (polivan), temos dois baldes: um usamos para aproveitar a água enquanto não aquece e o outro fica dentro da cabine a “apanhar” alguma água do duche. Estes dois baldes normalmente ficam cheios e servem depois para poupar nas descargas do autoclismo.
- Aprecio a coragem, mas isso dá cá uma trabalheira!

Apanho a água da chuva e uso-a para regar as plantas.
- Não tenho argumentos.

Não digo mais nada.

9 comentários:

  1. As cascas de batata...Snack de Pobre

    As cápsulas da Nespresso... Café para pobre

    O do WC, nem expresso comentários.

    Apanho a água da chuva e uso-a para regar as plantas.
    - Rega dos pobres.

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que o blogue "Dona de casa perfeita" se adequa muito a mim :-)

    ResponderEliminar
  3. Talvez algumas dicas pareçam ridículas, mas aparentam ser para quem realmente quer/precisa poupar. Quem está habituada a luxos, obviamente não as aprova.
    Muitas dessas dicas aqui citadas, já as vi inclusive na TV em programas de grande audiência. Por mim estão aprovadas.

    ResponderEliminar
  4. "As cascas de batata em vez de irem para o lixo, são lavadas e fritas (dão um bom snack)!"
    É verdade sim senhora! Existe até um restaurante em Lisboa que tem cascas de batata frita na ementa.

    "As cápsulas da Nespresso, abro-as, limpo-as, volto a encher com café e tapo com folha de alumínio para voltar a colocar na máquina e tirar um café mais económico."
    Qual é o problema? Se me oferecerem uma máquina da Nespresso no Natal, terei eu de ficar obrigada a consumir as cápsulas dessa marca?

    "As borras de café podem ser utilizadas como adubo ou até como um esfoliante e anti-celulitico!"
    Já li algures que os cremes anti-celuliticos contêm cafeína e que é possivel conseguir o mesmo efeito usando as borras de café, vejam por exemplo aqui http://supermaquiagem.blogspot.com/2008/06/combata-celulite-com-caf.html

    "Na casa de banho, junto à cabine de duche (polivan), temos dois baldes: um usamos para aproveitar a água enquanto não aquece e o outro fica dentro da cabine a “apanhar” alguma água do duche. Estes dois baldes normalmente ficam cheios e servem depois para poupar nas descargas do autoclismo."
    Dá trabalho fazer isso??? Se não for por amor ao dinheiro, ao menos façam por motivos ecologicos.

    ResponderEliminar
  5. Não se trata de uma questão de estar ou não habituado a luxos, mas há coisas que são realmente ridículas e pouco praticáveis no dia a dia para um trabalhador com um horário normal de 8h, que terá alguma dificuldade em adaptar determinadas praticas à sua rotina, dado o pouco tempo de que dispõe.
    Do programa de TV não me vou pronunciar.

    1. A casca de batata ainda estou como o outro, batata com casca é boa, logo a casca de batata também pode ser

    2. Cápsulas nespresso reenchidas, não são cápsulas nespresso. Quem oferece prendas desse valor a alguém no natal, saberá se a pessoa que a recebe tem, ou não, dinheiro para comprar cápsulas. Se ainda assim, não souber, a pessoa pode sempre fazer a devolução da prenda (geralmente permitido nos 30 dias depois da compra, com uma tolerância maior no período natalício). Antes passar a vergonha de devolver do que não ter dinheiro para as cápsulas... Acredito que um bom apreciador de café fará o esforço ocasional de comprar as cápsulas de vez em quando, não fosse o café realmente bom.

    3. As borras de café, confesso que nunca ouvi...mas custar-me-ia andar a barrar café usado nas pernas para tirar a celulite. É capaz de ser mais fácil parar de comer chocolate.

    4. Os baldes... bem parece-me realmente desesperado ter de apanhar a agua que salta do chuveiro enquanto se está a tomar banho para puder descarregar o autoclismo.

    5. Não sou uma pessoa dada a luxos (até sou bastante forreta), por isso posso falar com a consciência tranquila. Poupar: sim, evitar o desperdício: sim, agora ter de tomar banho com o balde para apanhar os salpicos... há que haver algum conforto. Já dizia naquele moto "Save water, shower together"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL, um verdadeiro apreciador de café não bebe Nespresso, lol. Nada se compara ao café acabado de moer. típico de quem nada percebe de café.

      Eliminar
  6. Não era meu objectivo instalar aqui uma guerra! Para começar, eu tive o cuidado de dizer no post, que tinha todo o respeito por quem o faz. E tenho, agora, dei a minha opinião. Eu também tento poupar, mas sem exageros, sem me privar de um certo conforto. Sempre tendo em conta o esforço/benefício. Por exemplo, no caso das borras de café, ao aplicar nas pernas, vou com certeza fazer uma sujeira sem fim e para limpá-la, vou certamente utilizar a àgua que aproveitei do duche, ou seja, não compensa o esforço, para além de não me agradar ter um balde enfiado na banheira, ou ali no meio do wc... Opiniões... Mas todos os pareceres são bem-vindos!

    ResponderEliminar
  7. Ana e Tinana, aí está a diferença entre precisar de poupar e querer poupar. A bom entendedor...

    ResponderEliminar
  8. Pois é, há aqueles que criticam, mas lêem na mesma e se calhar pela calada até comem cascas de batatas, borram-se com café e no fim lavam-se com a água que têem nos baldes, apanhada do chuveiro, claro!

    ResponderEliminar