quinta-feira, 23 de abril de 2009

Teste do balão

Note, em primeiro lugar, que isto é totalmente ilegal e nós não nos responsabilizamos pelo uso indevido desta informação.

Com o fim-de-semana à porta surgem as inevitáveis operações STOP e as multas por condução sobre o efeito do álcool. Assim, decidi escrever sobre o teste do bafômetro, vulgarmente conhecido por “soprar o balão” e os mitos sobre como podemos enganar a máquina.

Na minha pesquisa cibernáutica deparei-me com algumas teorias muito interessantes.

No http://www.wcdonalds.com.br/ é apresentada a teoria do gelo:
1. Ao sair do estabelecimento onde se consome álcool, o motorista pode solicitar ao garçon uma Coca-Cola com bastante gelo num copo descartável;
2. Seguir seu destino até casa ou onde for, sempre bebericando aos poucos um pouco de refrigerante durante o caminho;
3. Ao ser parado, poderá tomar um gole da bebida e deixar as pedras de gelo menores na boca;
4. Durante o teste, PODE ACONTECER que seja bem sucedido a enganar o bafômetro dando o teste negativo ou abaixo de 0,02 mg/L.

Essa possível forma de enganar o bafômetro deve-se ao hidrogénio libertado pelo gelo, que anula a maior parte da associação entre o álcool e o ar dos seus pulmões. A dica é velha e foi descoberta inicialmente por químicos americanos na década de 70 e 80.

O Dr. Takuma Sato, cientista chefe do centro de pesquisas da universidade de Aunchiuling, descobriu que é possível anular o álcool que fica armazenado nos pulmões e vem a ser detectado pelo bafômetro usando para o efeito urina humana.
Segundo a pesquisa a urina contém substâncias que podem suprimir o álcool e que para isso seria necessário borrifar a boca e aspirar um pouco, como naqueles sprays que se usam para a dor de garganta. (fonte: http://www.upalele.com/). Yachhh :S

Agora deixo uma dica do que não se deve fazer num teste de alcoolemia.
NUNCA, JAMAIS, NEVER…

Sem comentários:

Enviar um comentário